||Esqueceu sua senha? || Cadastrar-se
  • Home
  • Grupos
  • Materiais
rss
Análise de Pegadinhas
Assinar a fonte RSS

Compartilhar

Tweet
  • Discussões do grupo
  • Group bookmarks
  • Materiais do grupo
Discussões do grupo > Por que Parei de Postar Mensagens Aqui

Por que Parei de Postar Mensagens Aqui

Eric Savanda

Amigos

Amigos de

Materiais

Eric Savanda

Eric Savanda
423 dias atrás

Há muitos meses não crio ou comento nenhum tópico de discussão por aqui e nem posto nada no Blog sobre Análise de Pegadinhas. A razão principal para isso foi o clima de indefinição que há tempos paira sobre o futuro dessa iniciativa. Fiquei com receio de postar notícias que criassem expectativas que poderiam eventualmente não se concretizar, o que seria ruim para a minha credibilidade.

De qualquer forma, acho que já é tempo de dar um explicação a todos os que me honraram acessando os tópicos ou lendo o artigo inicial do blog.

O fato é que apesar do enorme esforço empreendido para transformar as armadilhas das questões das provas de concursos em um verdadeiro objeto de estudo, fui muito infeliz na escolha da editora para publicar os livros práticos, isto é, aqueles com questões de concursos analisadas de acordo com o método por mim desenvolvido.

Fui convencido pela editora que ela estava extremamente ansiosa e interessada em entrar no nicho editorial da preparação para concursos. Como não se trata de uma editora especializada no assunto e sim em livros técnicos nas áreas de Informática e Projetos, nunca consegui atrair autores experientes em livros daquele tipo, pois tais autores, além de serem todos muito ocupados, geralmente preferem oferecer os originais dos seus livros para editoras conhecidas do público-alvo, como a Ímpetus, Elsevier, Vestcon ou Editora Ferreira.

A possibilidade de lançar livros sobre concursos com algo totalmente novo e com enorme potencial de atração dos concurseiros, já que oferecia um tipo de conhecimento muito útil para eles e que até então ninguém havia proporcionado, era uma grande oportunidade para a editora colocar um pé nesse nicho e trabalhar sua imagem como editora também especializada em concursos.

Para isso ela teria que investir em publicidade, pois nenhum concurseiro jamais iria procurar livros para comprar no site de uma editora de livros de Informática  - exceto talvez os que disputassem cargos de Analista de T.I. uma minoria no universo total dos candidatos.

No entanto ela deixou passar completamente a oportunidade, pois nunca investiu na divulgação da série "100 Pegadinhas Analisadas e Comentadas". Para não ser injusto, reconheço que uma divulgou a coleção na Bienal do Livro no Rio de Janeiro em 2009 e foi só.

Nenhuma outra divulgação, nem mesmo na homepage do próprio site que não conta entre as categorias de livros oferecidos nem mesmo uma relativa a concursos públicos. Esse tópico ficou relegado a um submenu dentro da categoria genérica "Outros", que como sabemos quase ninguém se lembra de consultar quando está procurando alguma coisa tão específica como é o caso de quem está procurando livros sobre assuntos relacionados a concursos.

Enquanto isso eu tinha que dividir o meu tempo, já escasso, pois trabalho oito horas por dia em uma empresa pública entre o estudo, a criação de novos títulos e a divulgação dos livros já lançados. Esse foi o motivo do enorme lapso de tempo entre o lançamento dos dois primeiros livros e a finalização do terceiro com 100 Pegadinhas de Direito Civil, que cuja publicação pela Brasport decidi suspender, ja´que ainda não havíamos firmado nenhum contrato em relação a ele.

No momento estou submetendo o novo título a outra editora especializada, mas o contrato com a Brasport impede-me de fornecer os originais dos livros já publicados para terceiros pelo menos até março de 2012. Portanto, é possível que até lá a única maneira de adquirir um dos dois livros já publicados (pegadinhas de Administrativo e Constitucional) é através das livrarias virtuais da Internet (ou nas megastores da Livraria Saraiva / Siciliano) e mesmo assim, o 100 Pegadinhas de Direito Administrativo já está quase esgotado.

Não sei se a nova editora vai topar publicar apenas o livro de pegadinhas de Civil enquanto os outros títulos continuam a ser vendidos pela editora antiga, pois ao divulgá-lo ela estará indiretamente fazendo propaganda de um produto de uma concorrente e isso é levado muito a sério pelos executivos do mundo empresarial.

Na pior das hipóteses, abrirei mão de publicar livros impressos colocando toda a produção em um site para acesso gratuito ou cobrando um preço módico para cobrir os custos da manutenção e o tempo investido no meu trabalho, que diga-se de passagem, não é pouco.

Qualquer novidade, informarei a vocês.

Eric Savanda

© Copyright e-Concursos 2011. Todos os direitos reservados.
| Ajuda e Contato | Termos de Uso | Política de Privacidade |