Ato Administrativo é toda manifestação unilateral da administração que, agindo nesta qualidade, tenha por fim adquirir, resguardar, transmitir, modificar ou impor obrigações a terceiros (administrados) ou a si mesmo. São requisitos do atos administrativos:
COFIFOMOOB
CO = COMPETÊNCIA (SEMPRE VINCULADO)
FI = FINALIDADE (SEMPRE VINCULADO)
FO = FORMA (SEMPRE VINCULADO)
MO = MOTIVO (VINCULO OU DISCRICIONÁRIO)
OB = OBJETO (VINCULADO OU DISCRICIONÁRIO)
Olha aí uma forma fácil de memorizar os cincos requisitos dos Atos Administrativos. Espero ter ajudado!!
Desta forma também dá para memorizar que os "vinculados" estão alternados com os "vinculados ou discricionários"
CO = Competência (VINCULADO)
MO = Motivo (VINCULADO OU DISCRICIONÁRIO)
FI = Finalidade (VINCULADO)
O = Objeto (VINCULADO OU DISCRICIONÁRIO)
FO = Forma (VINCULADO)
Pois é...não consigo esquecer mais. O engraçado é que quando lembro de alguns macetes durante os exercícios fico rindo sozinha. rsrsrs
Já pensou, fazendo a prova e rindo. Ou vão achar que eu estou me dando bem, ou passando mal.
Quando comecei a estudar para concursos aprendi como: CONFIFORMOOB. Parecido com o que a Ana Júlia falou. E depois de tanto tempo, + ou - 4 anos, este mnemônico já está tão fixado que não esqueço mais. No entanto, este COMO FIOFÓ é, além de tudo, comédia, o que facilita demais na memorização. Mais fácil para quem está tendo primeiro contato com a matéria.