||Esqueceu sua senha? || Cadastrar-se
  • Home
  • Grupos
  • Materiais
rss
Gestão de Pessoas / Recursos Humanos para concursos
Assinar a fonte RSS

Compartilhar

Tweet
  • Discussões do grupo
  • Group bookmarks
  • Materiais do grupo
Discussões do grupo > RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Prof. Cristiana Duran

Amigos

Amigos de

Materiais

Prof. Cristiana Duran

Prof. Cristiana Duran
638 dias atrás

Olá pessoal, vamos debater por aqui alguns aspectos de uma das ações mais importantes dentro da área de RH - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO?

Thiago Souza

Amigos

Amigos de

Materiais

Thiago Souza

Thiago Souza
638 dias atrás

Se puder, gostaria que falasse um pouquinho do efeito halo. Pode ser ?

Roberto Junior

Amigos

Amigos de

Materiais

Roberto Junior

Roberto Junior
638 dias atrás

Mas o efeito Halo, não está ligado a avaliação e desempenho??

Thiago Souza

Amigos

Amigos de

Materiais

Thiago Souza

Thiago Souza
638 dias atrás

Se não estou errado, ele influência também na hora de selecionar o recrutado, por isso perguntei à professora.

Roberto Junior

Amigos

Amigos de

Materiais

Roberto Junior

Roberto Junior
637 dias atrás

Desculpe minha ignorância, é que vi este ponto apenas em Avaliação de desempenho! Pensei ser possível participar da discussão também... Foi mal!!!

Thiago Souza

Amigos

Amigos de

Materiais

Thiago Souza

Thiago Souza
637 dias atrás

Não há o que se desculpar Roberto. Se o assunto se aplica às duas áreas, creio que podemos ampliar o escopo do debate aqui. Abraços!

Prof. Cristiana Duran

Amigos

Amigos de

Materiais

Prof. Cristiana Duran

Prof. Cristiana Duran
632 dias atrás

Meus caros,
o efeito halo ou efeito de generalização (ou ainda estereotipação) ocorre quando você avalia uma pessoa tomando por base uma única característica dela.
Por exemplo, eu acho X um cara inteligente. Daí, na hora de avaliar o seu desempenho, vou e avalio todos os fatores de desempenho de forma positiva, por achar isso dele.
Obviamente já podemos perceber que há um erro na avaliação, pois ser inteligente (ou eu achar que ele é inteligente) nada tem a ver com os fatores de desempenho a serem avaliados, exceto se o fator for: "demonstra inteligência...".
Entendido o conceito, passemos à aplicação ou não no recrutamento e seleção.
Pessoal, sendo o efeito halo uma estereotipação, ele pode ou não ocorrer durante os processos de recrutamento e seleção?? Pode ou não o avaliador ser influenciado por uma única característica ao avaliar uma pessoa?? Claro que pode!
No recrutamento, pode acontecer de, pela voz da pessoa ao telefone, o avaliador já iniciar com uma impressão positiva ou negativa daquela pessoa... Ao chegar para a seleção bem vestido, pode o avaliador já começar a seleçao com uma impressão melhor da pessoa...
Entenderam??
Então, apesar de ser, normalmente, citado como erro na avaliação de desempenho, o efeito halo também pode influenciar na hora de recrutar e selecionar.
Qualquer dúvida, entrem em contato.

Khytho Ravhashy

Amigos

Amigos de

Materiais

Khytho Ravhashy

Khytho Ravhashy
631 dias atrás

Olá, professora! Bom, eu gostaria que falasse um pouco sobre o teste situacional dentro das técnicas de seleção. A da prova do TRF2-2007 cobrou esse conhecimento e fiquei um pouco perdido. Como vi em um de seus vídeos falar sobre teste de simulação (algo assim, não me lembro bem), acabei ficando com dúvidas. Beijos!

Khytho Ravhashy

Amigos

Amigos de

Materiais

Khytho Ravhashy

Khytho Ravhashy
631 dias atrás

Prova: FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Recursos Humanos; Seleção;

No processo de seleção de pessoal, o teste que tem a propriedade de avaliar candidatos em determinadas situações práticas do dia-a-dia no trabalho, quanto a sua rapidez e eficácia na tomada de decisão, denomina-se

* a) prático.

* b) grafológico.

* c) situacional.

* d) psicológico de aptidão.

* e) psicológico de personalidade.

Khytho Ravhashy

Amigos

Amigos de

Materiais

Khytho Ravhashy

Khytho Ravhashy
631 dias atrás

Professoooooora!!! Agora encuquei com essa questão aqui:
(Antaq - 2005 - Cargo 7 - Analista Adm - Qualquer área - ítem 33) - Considere a seguinte situação hipotética. Determinada organização está à procura de profissionais que atuem com mixagem musical para a produção de um disco. Para tanto, con-tratou uma agência de recrutamento. Nessa situação, é correto afirmar que a agência de recrutamento deverá identificar o mercado de recursos humanos, ou seja, o conjunto de pes-soas aptas ao trabalho, em determinado lugar e em determinada época, além de identificar inicialmente a parcela da população capaz para o emprego e que tem condições de trabalhar por estar desempregada.

O gabarito oficial dá como ERRADA. Por quê?! Obrigaaado! Beijos!

Roberto Junior

Amigos

Amigos de

Materiais

Roberto Junior

Roberto Junior
630 dias atrás

A única coisa que poderia gerar um erro na questão, seria a empresa se preocupar só com a parcela do mercado de RH que não está aplicado. Essa é minha humlide opinião!

Prof. Cristiana Duran

Amigos

Amigos de

Materiais

Prof. Cristiana Duran

Prof. Cristiana Duran
629 dias atrás

A empresa de recrutamento vai identificar o mercado de RH, pois ela só RECRUTA. Se for para selecionar também, aí ela saberá quem está apto e quem não está...

Khytho Ravhashy

Amigos

Amigos de

Materiais

Khytho Ravhashy

Khytho Ravhashy
629 dias atrás

E o que seria identificar esse mercado de RH, professora? Já vi q não são todas essas atividades q a kestão exemplifica...

Prof. Cristiana Duran

Amigos

Amigos de

Materiais

Prof. Cristiana Duran

Prof. Cristiana Duran
395 dias atrás

Mercado de RH são as pessoas que estão dispostas a participarem de sua seleção. "Constituído pelo conjunto de pessoas aptas ao trabalho, em determinado lugar e em determinada época" Chiavenato.

Esses candidatos poderão estar ou não trabalhando em outras organizações.

<!--StartFragment--><!--EndFragment-->

© Copyright e-Concursos 2011. Todos os direitos reservados.
| Ajuda e Contato | Termos de Uso | Política de Privacidade |